sexta-feira, 22 de abril de 2011

Perspectivas.

  Para os moradores de Ouro Preto, as notícias eram as piores. Como assim, perder o "status" de capital de Minas? Foi um verdadeiro furdunço, mais ou menos como mudar a capital federal do Rio de Janeiro para Brasília em 1960. A imprensa tratava diariamente do assunto. Mudancistas, defendiam a idéia com unhas e dentes, afinal o século vinte  estava às portas e a República  já era realidade. Minas precisava de uma capital moderna, mais de acordo com os novos tempos e Ouro Preto remetia à Monarquia: Antiga e cheirando a mofo.
 Novas discussóes foram travadas. até que foi decidido o distrito de Curral Del Rei, como sendo o mais indicado -melhor clima, melhor localização, água abundante.etc.- E a beleza então?! tudo era tão lindo que o arraial já tinha o apelido de Belo Horizonte.
Decididas as questões burocráticas, não poucas e nem sempre fáceis, era chegada a hora de partir para a ação, E para começar, o que fazer com aquelas esquálidas pessoas que viviam alí? Lógico que foram convidadas a se mudarem. Receberam indenizações ou outros lotes, reclamaram, falaram mal da Comissão Construtora e do seu chefe Aaráo Reis,,apelaram para o padre, na falta de um bispo mais à mão, mas bem ou mal saíram todas. E as casas? Foram derrubadas? Não necessariamente. As  melhores foram ocupadas pelos chefões da Comissão, enquanto foram surgindo para os outros, quartos em pequenas pensões ,a preços nunca proporcionais ao tamanho.
 E eis que o custo de vida começou a subir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial